Como escolher cortinas para sua casa.
Uma casa com muitas janelas e luz natural, normalmente é um dos requisitos mais procurados. Hoje vamos falar de cortinas.
Uma casa sem cortinas torna o espaço impessoal, mais frio e vazio.
Para além de ser um elemento decorativo, as cortinas dão-nos privacidade, segurança, conforto e protegem da luz.
Na escolha das cortinas deve ter em conta alguns pontos importantes, que vamos destacar.
A arquitectura da casa e o estilo de decoração.
Se gosta de uma decoração mais moderna e minimalista, deve optar por tecidos leves, cores neutras (como o branco, pérola, bege, cinza claro) com acabamento de ondas ou recto pois conferem elegância e modernidade.
Se gosta de um estilo mais clássico deve optar por cortinas com mais volume e com pregas mais tradicionais.
Deve ainda questionar-se onde gosta de ver os elementos decorativos de sua casa?
- nas peças maiores como o sofá ou cortinas?
- ou nas almofadas, tapetes ou colchas da cama?
- Gosta de trocar com frequência alguns elementos decorativos?
Esta análise vai ajudá-la na escolha das cores, padrões e texturas.
Se gosta de trocar as almofadas, os abajures dos candeeiros e as colchas da cama, regularmente, o melhor será optar por cortinas neutras que se conjuguem com vários padrões e cores.
O tamanho dos espaços e da janela.
Espaços pequenos devem ter cortinas com pouco volume, cores mais claras e tecidos leves. Nos quartos, poderá haver a necessidade de uma cortina opaca (blackout) antes da cortina da frente. Na cozinha, por exemplo, o mais adequado é o painel de rolo, prático e higiénico.
As cores, os tecidos, o acabamento.
As cores neutras cabem em diferentes estilos de decorações. Se pretende manter a sua privacidade, mas ter bastante luz natural com a cortina deve optar por tecidos como o algodão ou o linho. Tecidos como o veludo, bloqueiam mais a luz natural. Cabe-lhe, ainda, decidir o comprimento da cortina, um pouco abaixo da janela, se até ao chão, ou até mesmo a pousar no chão, para um estilo mais boémio e descontraído.
Fixação da cortina
Por exemplo a escolha do varão (madeira ou metal), se pregado a partir do tecto ou da parede, neste último caso, a nossa dica é que o varão ou calha esteja cerca de 30 cm acima da janela, uma vez que dá uma sensação de maior abertura ao espaço. Se a sua preferência é uma decoração mais casual e relaxado pode optar um acabamento diferente.
Para ter a certeza que não erra, uma decoradora de interiores ajudará muito.
Consulte também a nossa página de cortinas por medida.
Cortina de ondas aplicada desde o tecto em quarto de criança. Se deseja que o quarto seja intemporal ao longo dos anos, opte por cortinas de tom claro e simples.
Fonte: angelapinheiro.pt
Combinação de dois modelos de cortina, conferindo um ar contemporâneo à sala. Também aplicável a uma ambiente de negócios.
Fonte: juliartypersianas.com.br
Cortina romana com personalização, aproveitando a luz natural para secretária e toucador. Ideal para quem quer colocar mobiliário abaixo da janela.
Fonte: angelapinheiro.pt
Estilo clássico, para decorações de casas mais clássicas. Podemos decorar as janelas com múltiplos tecidos, fazendo portiers para as laterais e aplicar vários tipos de sirgarias, enriquecendo assim, a decoração. Fonte: homemidi.com
Cortina de rolo aplicada a uma pequena sala. Se tiver janelas pequenas e tiver sistemas de aquecimento, debaixo das janelas, pode optar por cortinas de rolo.
Existem várias gamas e cores para as telas. Se desejar um ambiente harmonioso e clean opte por bejes ou brancos.
Fonte: archdaily.com.br
Painel de rolo, a cortina mais adequada a cozinhas e prática pela sua fácil limpeza.
Fonte: sendika58.org
Cortina de ondas, fixas no tecto de parede a parede, conferem mais amplitude e elegância ao espaço. Em: angelapinheiro.pt
Cortina romana, ideal e prática para quartos de crianças. De fácil remoção e lavagem. Em angelapinheiro.pt